Por que UX Research?

 
 

Gosto de perguntas bobas, para resolver grandes problemas.

Para navegar pela complexidade para melhorar a vida das pessoas, é preciso questionar constantemente o status quo para trazer um impacto positivo relevante.

A tarefa de transformar problemas complexos em experiências intuitivas, acessíveis e fácil de usar para milhões de pessoas não é fácil. Por isso, gosto de trabalhar dentro do mindset de design thinking desde a ideação até o roll out do projeto, para assegurar que a experiência com o produto ou serviço traga real valor aos usuários.

O papel do pesquisador neste processo é justamente empatizar com as dores e necessidades dos usuários, entender seus comportamentos e motivações, traduzi-los em informação prática e precisa e em insights e, por fim, compartilhar este conhecimento com todos.

Para que o UX Researcher consiga fazer o melhor uso de seus achados, deve estar em constante interação com o time de Designers, Product Managers, CX, Business Analystis, Engenheiros e outros. Por isso, a habilidade de se comunicar com assertividade com pares multifuncionais e executivos do negócio são fundamentais.

O valor do conteúdo são os relacionamentos que ele promove e nutre. É isso que transforma um mero site, flutuando na internet, em uma marca reconhecida. É essa a base de um negócio digital sustentável. Contudo, felizmente ou infelizmente, esse é um valor intangível.

Para criar conteúdo que efetivamente promove relacionamentos e sustenta um negócio digital é preciso MUITA pesquisa, tanto com relação ao tema, quanto com relação a audiência para quem ele vai ser produzido. Ao contrário do que muitos pensam, a pesquisa é a parte mais importante e mais trabalhosa da criação de conteúdo digital, não a escrita.

O profissional diferenciado possui:

  1. conhecimento de técnicas, metodologias e diversas habilidades que são usadas para identificar e resolver diferentes tipos de problemas na experiência do usuário, orientando decisões de Design e de Produto;

  2. experiência com definição, priorização e cascateamento de metas de Design para produtos e/ou áreas funcionais;

  3. noção de design e acessibilidade para levar em consideração na hora de propor melhorias na experiência do usuário;

  4. habilidade para correlacionar os insights de pesquisa com o impacto no negócio e na vida do usuário;

  5. domínio da condução de rituais de colaboração e co-criação, como workshops de design thinking.

Gosto destes 2 artigos que também exploram em detalhes o trabalho de um UX Researcher:

https://medium.com/@thecaiogama/por-que-ux-research-9fa6a64498b0

https://medium.com/uxmpretas/9-dicas-sinceras-de-ux-research-e5b6c578eb41

 
Previous
Previous

Melhores ferramentas / metodologias para melhor entender o consumidor?

Next
Next

Agile Coaching