Agile Coaching

 
 

AGILE COACHING

Uma nova economia surge e com ela produtos inovadores, consumidores exigentes e empresas se reorganizando para conseguir suprir as novas demandas de mercado.

Desde 2001, quando programadores e consultores de empresas de tecnologia reuniram-se na cidade de Utah, nos Estados Unidos, para elaborar o Manifesto Ágil, o desenvolvimento de software foi revolucionado. Desde então, cada vez mais empresas que não são do ramo da tecnologia têm requerido a figura do Agile Coach para ajudar nesta caminhada de inovação e se manter competitiva.

Um coach tem como papel estimular o treinado a agir, a realizar ações em direção aos seus próprios objetivos, metas e desejos. Assim, especificamente, o Agile Coach é o especialista que implementa a metodologia ágil em empresas. Seu papel é garantir resultados e entregas bem-sucedidas, além de ajudar a corporação a navegar pelos diversos métodos lean existentes.

Já ouvi muitos profissionais de Agile Coaching alegando que ganhou muita produtividade, profissionalismo e organização do tempo para atingir as metas após começar a utilizar o método Ágil.

É possível ser coach Ágil em qualquer área de mercado. A Liderança Ágil é um modelo de liderança mais avançado, focado no empoderamento e desenvolvimento da equipe para ganhar mais velocidade e autonomia nas entregas.

O modo de trabalhar das empresas que possuem lideranças ágeis, conseguem criar produtos inovadores, tornando-se cada vez mais lucrativas e abocanham grandes fatias de mercado.

2 Estudos mostram exatamente este resultado:

  • De acordo com um estudo da consultoria PwC com 2 216 executivos do mundo todo, publicado em 2017, 22% das empresas que lucraram mais nos três anos anteriores à pesquisa usavam metodologias ágeis na maioria de seus projetos.

  • Dados da pesquisa da consultoria QSM comprovam o porquê dessa escolha: a Metodologia Ágil acelera em 50% o tempo para colocar um produto no mercado e aumenta a produtividade em 25%. Esses números mostram que as empresas que aplicaram essa metodologia aceleraram em 50% o tempo para lançar produtos no mercado, aumentaram a produtividade em 25% e tiveram 15% menos defeitos nas suas entregas.

Dessa maneira, a transformação ágil está se tornando inevitável para aqueles que buscam se superar cada vez mais ao cenário de um mundo VUCA. Uma empresa não é um corpo isolado e seu sucesso depende da intensidade do seu comprometimento com a dinâmica de permanente adaptação do seu ambiente interno ao seu ambiente externo, este em constante e cada vez mais rápido processo de mudanças.

“O mind­set ágil nos proporciona a capacidade de desaprender e reaprender, ou seja, de se adaptar constantemente.” Por isso é que o profissional ágil se faz necessário para replanejar continuamente em um curto espaço de tempo.

O Agile coach pode ser um agente externo, um especialista contratado pela organização, ou um agente interno, convocado pelo líder. Ele tem como papel fundamental empoderar equipes, pois formar equipes autogerenciadas é a maneira mais inteligente de conduzir uma empresa hoje em dia. Ele precisa auxiliar o desenvolvimento das softskills do time. 

Os times ágeis precisam estar estáveis, multifuncionais, pequenos, com visão de dono, integrados, enxergando a foto inteira. Por falar nisso, ouvi de um gestor ágil uma vez: Ouvi uma vez: "o verdadeiro gestor ágil é aquele que consegue enxergar a floresta toda sem se perder entre as árvores".

No meu entender, se você souber como alinhar liderança, estratégia e gestão, temos a visão de floresta. 

A remoção de barreiras, que é um dos trabalhos que o agile coach tem que fazer, por isso ele geralmente possui fortes habilidades de comunicação e resolução de problemas. Para se manter competitivo no mercado, o agile coach precisa promover o aprendizado constante dentro da empresa.

Embora exista uma série de metodologias com base no agile (como Scrum, Kanban e Lean), a natureza desse conceito é, simplesmente, auxiliar pessoas e empresas a aperfeiçoar seus processos de trabalho e aumentar a produtividade. Portanto, um Agile coach, possui forte entendimento de Scrum e Kanban.

Existe uma grande interseção entre o trabalho de um scrum master e o trabalho do agile coach. Ambos trabalham para fazer a empresa funcionar de forma mais ágil. O que muda é que temos todo um espectro onde o agile coach e o scrum master atuam na equipe e na organização.

O estilo de liderança ágil é totalmente focado nas pessoas e no empoderamento da equipe.  Essa nova forma de trabalhar exige, é claro, um perfil de profissional diferente, mais flexível e autônomo. 

Pelo que entendi, nesse novo modelo ágil, houve uma mudança de paradigma do papel do líder, que deixa de “controlar a equipe” e passa a “acompanhar a equipe”. E isso é bem diferente.

Management 3.0 é um mindset que combina com uma gama de jogos, ferramentas práticas para melhorar a liderança nas organizações, com a visão não em indivíduos, mas no sistema como um todo. Ou seja, não só o gerente tem responsabilidades mas todos tem responsabilidade direta nos resultados do trabalho.  Este mindset tem como objetivos tornar líderes melhores, aumentar a produtividade, inovar de forma natural, motivar o time, mudar culturas, implantar agilidade e aumentar a satisfação no trabalho. 

 
Previous
Previous

Por que UX Research?

Next
Next

Diferença entre Macrotêndencias e Modismo