Ambiente Interno e Externo
Por favor, discorra sobre a afirmativa de Phillip Kotler: “As empresas bem-sucedidas têm visões do ambiente interno e externo de seus negócios.”Por que é importante saber o que está acontecendo no ambiente externo e interno?
Toda empresa precisa estar atenta ao investimento correto dos seus recursos, e isso só é possível por meio da compreensão do cenário em que está inserida.
O conceito de marketing exige que a satisfação do consumidor/cliente seja a meta
de uma organização. Pois se o cliente estiver satisfeito, a empresa continuará crescendo,
prosperando. Em outros termos, a organização deve estar voltada para entender o consumidor, buscando entender suas necessidades, motivações e desejos e satisfazê-las de forma rápida e eficaz, de maneira que seja benéfica tanto para o consumidor como para a empresa.
Segundo David Aaker: "Estratégias eficazes de marketing baseiam-se em profunda compreensão do ambiente mercadológico do negócio e das características específicas do mercado.”. Portanto, entender sua categoria e os movimentos do mercado interno a que está inserido é vital para qualquer negócio.
Além disso, as empresas necessitam acompanhar e estar à frente das mudanças na sociedade que influenciam/ causam desequilíbrio/mudança na vida do consumidor. Ao analisar cada um dos tópicos as chances de minimizar riscos e aproveitar ao máximo as oportunidades que se apresentam tornam-se maiores. Por isso, estar atento ao ambiente externo, que são aqueles agentes que fazem parte do mercado como um todo, influenciam a empresa a todo momento, porém que não estão sob seu controle.
A análise Pestel muito utilizada pelas empresas, direciona-se diretamente aos fatores macros do ambiente externo que podem afetar o negócio. Alterações na sociedade para além do controle do consumidor. Este estudo proporciona uma visão mais abrangente dos fatores externos que podem afetar a empresa, impedir seu crescimento ou levá-la ao declínio, além de identificar novos rumos.
A ferramenta procura entender os fatores externos, como a situação econômica e política do país, que podem gerar efeitos no funcionamento de uma empresa. Através dela é possível detectar ameaças e oportunidades e desenvolver uma visão objetiva do ambiente externo de uma organização.
Entender tanto o ambiente interno como externo na hora de planejar os próximos passos rumo à expansão da empresa é fundamental, para entender melhor o ambiente que está inserido e os possíveis impactos dos fatores analisados ou no momento que iniciar um novo negócio.
Levando-se em consideração estes dois espectros (interno e externo), é possível traçar uma visão estratégica que auxilia na definição de estratégias de médio e longo prazos de interesse por parte dos níveis mais altos da organização, pois traz uma maior contextualização e oportunidades de inovação. Além disso, é possível fundamentar ações táticas, pois informa a definição de uma ação imediata e de curto prazo.