Diferença entre Macrotêndencias e Modismo

 
 

As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade e se refletem por meio de sinais em contextos sociais, culturais, econômicos e muitos outros. Sendo assim, ao percebê-la, é possível antecipar e se adaptar ao comportamento que o seu consumidor adotará futuramente.

Macrotendências são aquelas que ressoam através de paradigmas e mudanças em nosso ambiente, podendo ser em comunidades, organizações ou padrões de consumo. Dura de 5 a 10 anos, de acordo com alguns autores, e acaba mudando culturas e mercados. São tendências que  possuem um ritmo mais lento de adoção pelos consumidores, mas representam algo que está ocorrendo em uma escala muito maior do que um modismo ou moda passageira. Elas refletem comportamentos locais cuja motivação é percebida globalmente, podendo apresentar diferentes manifestações, em lugares distintos, mas que evocam os mesmos valores e conceitos. 

A macrotendência é uma mudança sustentada em grande escala. Ela auxilia no posicionamento estratégico de oportunidade para se manter por mais tempo no mercado, uma vez que as macrotendências são grandes movimentos socioculturais, que vão influenciar a sociedade ou um grupo de consumo e de hábitos culturais por períodos mais longos de tempo.

Um exemplo de macrotendência são as questões de gênero, desde movimentos feministas nas redes sociais como a criação de vários grupos em facebook, canais do youtube e vários outros segmentos. As mídias sociais também são uma macrotendência que levou um pouco mais de tempo para se desenvolver, mas agora tem o poder de permanência que indica que é uma alteração permanente no cenário. Outra macrotendência pode ser o trabalho remoto, que já é realidade em grande parte das megacidades; e também serviços de empresas como Uber e Airbnb, pois mudaram os mercados em que atuam.

Já modismos são imprevisíveis. Trata-se de uma tendência de curta duração, mas sem um significado cultural relevante, ou seja, não se conecta ao nível fundamental - valores, crenças e necessidades -, e isso não tem uma forte conexão com as mudanças nas macro-dimensões de nossas vidas. O termo modismo pode ser substituído por "onda" ou "FAD", termo em inglês usado para designar um "pico de moda" repentino e de curta duração.  

 

Outra característica do modismo é a expressão particular de uma tendência dentro de um campo específico que não dura por muito tempo e perde seu ímpeto. Geralmente ligado apenas a um setor específico. Alguns autores destacam que modismo não é utilitário e é frequentemente adotado por impulso. Além disso, as pessoas não passam por um estágio de tomada de decisão racional antes de adotá-lo. 

 

Podemos citar como exemplo desse fenômeno as franquias ou lojas individuais de “frozen yogurt”, temakerias, paleterias mexicanas e, mais recentemente, hamburguerias gourmet que pipocaram na cidade de São Paulo. Está cada vez mais difícil prever de onde vêm os modismos e para onde elas vão, quanto tempo irão durar e que caminho seguirão.

 

Ao detectar tendências, as empresas podem se preparar com antecedência e obter melhores resultados. Ao perceber tendências antes da concorrência, tornando-se pioneira em um mercado novo e inexplorado, esta empresa conseguirá uma enorme vantagem competitiva impactando diretamente seus resultados financeiros.

Algumas empresas podem ganhar algum dinheiro com modismos, mas por um curto período de tempo. Isso porque o modismo se difunde muito rapidamente, ou seja, obtém rápida aceitação mas dura pouco. É preciso cautela para investir neste tipo de tendência.  

 
Previous
Previous

Agile Coaching

Next
Next

Phygital