Transformação Digital
Como podemos adaptar nosso negócio à era digital?
Essa é a pergunta que vem tirando o sono de muitos CEOs, dirigentes e gestores de empresas diante da quantidade e profundidade das mudanças no ambiente de negócios nos últimos anos. Hoje, a transformação digital é a escolha de uma empresa entre sobreviver ou não.
As regras de negócios mudaram. Em todos os setores de atividade, a difusão de novas tecnologias digitais e o surgimento de novas ameaças disruptivas estão transformando modelos e processos de negócios. A revolução digital está virando de cabeça para baixo o velho guia de negócios.
Especialmente para negócios estabelecidos antes da virada do milênio, esse cenário tem se mostrado bastante desafiador. Diferentemente das empresas nativas digitais, as empresas nos moldes tradicionais precisam compreender e agir frente à revolução digital, enfatizando estratégias para mudança de cultura dentro da organização, inclusive.
A boa notícia é que a mudança é possível. As empresas podem transformar-se e florescer na era digital. Me proponho a ajudar empresas de todos os portes e segmentos a refletirem sobre esse universo que se impõe e a encontrarem alternativas estratégicas para se ajustarem aos novos tempos. Com o mindset para alcançarem a agilidade organizacional e a criação de valor contínuo e seguindo métodos práticos, é possível as empresas tradicionais inovarem e se transformarem.
Parafraseando David L. Rogers, transformação digital não se trata de uma questão apenas de tecnologia, mas sim de estratégia.
Isso quer dizer, essencialmente, que a transformação digital não tem a ver meramente com tecnologia - tem a ver com estratégia e novas maneiras de pensar. Transformar-se para a era digital exige que o negócio atualize sua mentalidade estratégica, muito mais que sua infraestrutura de TI. A função emergente do executivo-chefe de atividades digitais é muito mais estratégica, focada no uso da tecnologia para reimaginar e reinventar o core business (negócio principal) em si. A transformação digital exige uma visão holística da estratégia de negócios.
Rogers é diretor dos programas executivos da Columbia Business School nas áreas de Digital Business Stretegy e Digital Marketing. É presidente da New York American Marketing Association. Ele propõe uma análise profunda do que denomina “os cinco domínios da transformação digital: clientes, competição, dados, inovação e valor”.
Em outro artigo, discorro em detalhes sobre este valioso framework porposto por Rogers, por meio do qual é possível organizar o raciocínio em torno do tema e pavimentar o acesso à sua implementação. Existem ferramentas e referenciais práticos que os leitores podem aplicar na tomada de decisões e na formulação de estratégias nas próprias empresas, não importando o tamanho do setor.
Que tal me procurar para descobrir o próximo estágio da criação de valor e da aceleração do crescimento da sua empresa? Entre em contato!