Meu processo de Design
1. Define the problem 2. Research & study existing paradigms 3. Audit and take inventory 4. Sketch & outline solutions 5. Dive into high fidelity design 6. Prototype experience beginning to end 7. Test and collect user feedback 8. Prep development package for handoff 9. Final visual QA 10. Iterate and repeat
O meu processo de design começa com um olhar curioso e focada em formular perguntas perspicazes para ampliar as perspectivas sobre o problema a ser resolvido. Isso se dá com investimento significativo na etapa de discovery. Os processos de descoberta e empatia são fundamentais para a redução de vieses inconscientes.
Nesta fase, eu procuro:
1. relativizar, combatendo pré-noções, utilizando matriz CSD;
2. Compreender o universo, incluindo códigos culturais e simbólico, fazendo desk research, observação e netnografia e levantar as primeiras hipóteses;
3. Definir o escopo da investigação e metodologia de pesquisa, quali ou quanti. Dependendo do caso, envolvo o Product Manager, Cientista de Dados, o time de desenvolvedores e usuários.
Depois vem a parte de tratar a enorme quantidade de dados de diversas fontes e sintetizar os insights em planos acionáveis, portanto faz parte dessa próxima etapa:
4. Traduzir, transformando o que foi percebido em conteúdo e insights, se valendo de user personas, workshops de co-criação, card-sorting, ideando com um time multidisciplinar para ouvir diferentes perspectivas. Gosto muito da ferramenta Jobs To Be Done nesta fase. Depois de gerarmos juntos diversas ideias, priorizamos uma delas para prototipar.
Após, já tenho condições de esboçar possíveis soluções:
5. Criação - é nessa fase que já conseguimos imaginar soluções e estratégias. Posso envolver o Product Manager, um Scrum Master, o time de desenvolvedores, UX Writers. Aqui vale fazer mockups, storyboards, simples e rápido de se testar para realizar a validação de hipóteses.
Por fim, mas em uma dinâmica nada finita, é hora de testar as ideias:
6. Testar - realizo o gerenciamento do teste e revisão de atualizações de produto para garantir a execução adequada. Realizo entrevistas e user testing para colher feedbacks dos usuários. Esta etapa envolve bastante interação com o time de desenvolvimento e Product Manager em sprints mais curtos, para colocar as versões atualizadas no ar e ir aprimorando as interfaces. Aqui procuro coletar dados e métricas de uso para embasar as pesquisas para tomada de decisões de design (A/B testing etc). Nesta etapa é importante projetar a rampa na medida certa, ou seja, dosar a complexidade do desenvolvimento da feature é chave para o projeto fluir e não cair em obstáculos.
Em toda etapa, apoio a construção e o aprimoramento de processos para as áreas envolvidas, e procuro democratizar o acesso aos insumos e insights de pesquisas com os times. Além disso, alinho sempre as expectativas com o time e stakeholders envolvidos para os deliverables serem claros e evitar ruídos.
Como tenho formação em Ciências do Consumo e Comportamento do Consumidor, o processo de se pensar na melhor solução envolve considerar os processos cognitivos da mente humana, e uso muito conhecimentos de neurociências, shopping psychology, economia comportamental e o conceito de emotional design. É preciso fazer os usuários terem o menor gasto cognitivo possível para completar uma tarefa e levá-lo de A a B. Acredito que esse seja o meu maior diferencial, além de primar pela parte estética do design, o design como arte, devido ao meu passada profissional como Diretora de Arte. Entender de teoria das cores e como os seres humanos se conectam com bons designs acho que faz toda a diferença na experiência do usuário com qualquer produto ou serviço.
Por fim, sempre gosto de trabalhar em equipes multidisciplinares pois elas acabam trazendo pontos de vista diferentes com os diversos tipos de inteligência conversando sobre um mesmo problema. Acredito neste modelo de gestão e acho que favorece a impulsionar a inovação na cultura e no mercado.
https://www.youtube.com/watch?v=117Mov6jLSc