Matriz CSD
Qual o objetivo de usar esse método?
A matriz CSD contribui para entendimento sobre o desafio, pois organiza os pensamentos a respeito do projeto. É uma ferramenta muito útil no início de novos projetos, pois documenta o que achamos que sabemos e o que não sabemos à respeito do desafio pela frente.
É uma ferramenta extremamente útil para desmistificar o que sabemos e descobrir o que não sabemos. A matriz é bem simples e pode ser dividida em 3 colunas: CERTEZAS / SUPOSIÇÕES / DÚVIDAS.
Na construção dessa matriz, é sempre bom lembrar que há coisas que não sabemos que não sabemos.
A Matriz CSD tem como função auxiliar na visualização daquilo que já sabemos sobre o problema, o que supomos sobre o assunto e aquilo que temos dúvidas.
Auxiliando a nortear a equipe de pesquisa a buscar as respostas que melhor possam identificar nosso problema, para que futuramente possamos entender as dores do usuário e as possíveis soluções.
Além de organizar os conteúdos, a utilização de cores e separações de tópicos de maneira visual nos permite memorizar de maneira mais assertiva as informações, assim como possibilita futuras consultas tanto de quem ajudou a produzir a Matriz como de outros setores que fazem parte do processo de criação de soluções.
Neste caso, foi possível mapear o que o time conhece ou entende sobre o problema, seus achismos e suas dúvidas à respeito do cenário de doção de pets por meio de ONGs.
Qual a estratégia para isso?
A estratégia é ampliar as perspectivas, incluindo todas as opiniões divergentes que surgirem na representação da Matriz C.S.D.
Discutir as Certezas (fatos), Suposições (hipóteses) e Dúvidas (não sabemos) sobre o tema escolhido e organizar na Matriz CSD, mantendo em vista os seguintes pontos:
1. Manter o foco maior nas dúvidas e suposições
2. Categorizar os temas
3. Após a discussão, priorizar as hipóteses e dúvidas para levar para a fase exploração ou discovery.
Assim, a utilização da Matriz CSD nessa etapa do projeto permite que possamos organizar nosso conteúdos de maneira clara, fazendo com que conforme continuemos o projeto possamos validar nossas certezas, transformar nossas suposições em certezas e sanar nossas dúvidas ao longo do projeto. Pela natureza mutável dos projetos, a matriz CSD serve como base para tudo aquilo que ainda vamos aprender e produzir, servindo como base de consulta para todos os momentos até que cheguemos no resultado final.
Resultados obtidos
Completar a matriz CSD é um ótimo exercício para organizar os pensamentos e impressões de um problema que nunca tinha parado para pensar. A fotografia dessa matriz serviu como um bom ponto de partida para os próximos passos da pesquisa, dando um bom direcionamento para a decisão de escolha pelo método de pesquisa a ser utilizado nas próximas etapas.
Ferramenta indispensável para situar o ponto de partida da investigação para todos os envolvidos no projeto desde o início ou que venham a fazer parte no futuro.
No caso deste projeto em especial, os resultados coletados através da Matriz CSD ajudou a direcionar e organizar as prioridades dos assuntos e temas que devemos aprofundar para que o projeto tenha maiores chances de sucesso em solucionar a dor das ONGs fazendo com que possamos aumentar a adoção de animais enquanto solucionamos a dor daqueles que buscam adotar um animal.
Sabemos então que existem animais para adoção e que existem pessoas dispostas a adotá-los, analisamos alguns potenciais empecilhos para que a adoção acontece e possíveis maneiras de resolvê-las, maneiras essas que vamos procurar validar conforme avançarmos nas pesquisas.
Conclusão:
Por ser uma ferramenta mutável, ou seja, uma ferramenta onde conforme avançamos na jornada de construção do nosso produto nossas certezas iniciais podem se provar errôneas, as suposições podem tornarem-se certezas e as dúvidas são sanadas através de muita pesquisa, a Matriz CSD é um dos melhores métodos de organização e coleta de informações para o desenvolvimento do projeto desde o começo até o fim. Pois com ela podemos validar tudo aquilo que acreditamos e utilizá-la como mecanismo de consulta ao longo do nosso desenvolvimento. Sem isso, o risco de se adotar apostas baseadas em viés e achismos é bastante alto, e a solução final não conversar em nada com o problema a ser resolvido.
https://www.dinamize.com.br/blog/matriz-csd/